CUIDADO COM INOVAÇÃO

Image

Abraham Shapiro

O maior desafio de qualquer empresa é descobrir quais desafios resolver. 

Como as organizações têm dinheiro e recursos limitados, é essencial priorizar.

A Blockbuster foi a maior rede norte-americana de aluguel de filmes. Ela investia muito dinheiro em inovação. Mas nunca inovou naquilo que era mais necessário: seu modelo de negócio. Investiu energia demais, porém não chegou a lugar algum. Faliu.

Um investidor financeiro sabe que colocar todo seu dinheiro num tipo de poupança que dê 1% de rendimento ao mês pode ser seguro, mas seu investimento nunca irá crescer. Terminará pobre.

Por outro lado, colocar todo o dinheiro em investimentos especulativos arriscados com enorme potencial de valorização representa ao mesmo tempo uma grande chance de desvalorização. Também é ruim.

Muitas empresas querem inovar. O mercado exige.  Mas inovação necessita de administração tanto quanto uma carteira de investimentos. E também de prioridades. Inovar por inovar é inócuo. É preciso saber que a coisa certa está sendo feita com risco mínimo.

A Xerox é focada em inovações radicais. Implantou um Centro de Pesquisas em Palo Alto, Califórnia. Mesmo assim, poucas vezes encontrou maneiras de colocar grande parte de suas invenções no mercado. Sabe quem mais se beneficiou do trabalho da Xerox? A Aple, de Steve Jobs.

Não se iluda e nem se arrisque demais com a ideia de inovação. Como em várias atitudes na vida, inovação exige que se tenha em mente que a diferença entre um tubo de água e um de esgoto é apenas o que passa dentro.

Compartilhe esta publicação: