COMO CONHECER O CLIENTE PARA FIDELIZÁ-LO

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Eu participei de uma convenção de vendas, no início do ano, e me surpreendi quando, em meio à nossa palestra, um dos profissionais participantes pediu que eu explicasse como se faz uma boa avaliação de cliente.

A minha surpresa deveu-se à coragem e franqueza daquele vendedor, já que, via de regra, ninguém faz perguntas por aqui. As pessoas fingem saber ou pensam que perguntar denigre sua reputação. Uma grande estupidez. Saber mais acumula conhecimento para a solução de problemas presentes e futuros – mesmo de gente muito experiente.

Vou compartilhar aqui a resposta que dei àquele profissional.

Avalie o seu cliente através de perguntas simples, que você fará a si mesmo e irá registrar as respostas no seu caderno de anotações pessoais. Aqui vão elas:

- O que ele comprou?

- Por que comprou?

- A venda que você fez atendeu as necessidades dele?

- O cliente consegue medir a eficiência ou o funcionamento do que comprou de você?

- Quando ele irá precisar comprar novamente?

- Quem são os seus concorrentes neste cliente? Ele já comprou outras marcas antes? Você sabe a avaliação que ele fez a respeito?

- Ao longo do tempo que ele é seu cliente, as compras que fez de você aumentaram, estabilizaram ou diminuíram?

Há muitas outras questões que você deve adicionar a estas.

Cuide do seu cliente. Mas cuide bem, porque se ele estiver se afastando de você ou comprando menos, provavelmente está debandando para a concorrência. E neste caso, você está no prejuízo.

 

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