carregando...
Profissão Atitude
OTIMISMO SUPERESTIMADO OU O VIÉS DA SOBREVIVÊNCIA
OTIMISMO SUPERESTIMADO OU O VIÉS DA SOBREVIVÊNCIA

Abraham Shapiro

Viés da sobrevivência. De que se trata? É o que faz superestimar a perspectiva de sucesso daquilo que as pessoas fazem.

Imagine um jovem de 20 anos que navegue na Internet e conheça uma dúzia de Youtubers com milhões de visualizações em seus vídeos e ganhando uma fortuna. Ele descobre que são pessoas comuns, sem nenhuma formação, que começaram produzindo seus vídeos em casa e moram na mesma cidade que ele. Estes caras inclusive se tornaram astros na mídia.

Animado por este sucesso, ele compra uma câmera e começa a gravar e postar vídeos pessoais na Rede Mundial. Será que vai conseguir o sucesso que almeja? 

A probabilidade é algo em torno de 0,00000001%. Infinitesimalmente maior que zero. Como tantos e tantos nesse País, ele irá gastar dinheiro. E após gastá-lo, o que ele fizer será nada. 

Mas o viés da sobrevivência está implantado em sua mente. E para agravar,  no dia a dia o sucesso produz maior visibilidade do que o fracasso. Assim, ele superestima sua perspectiva de sucesso. Ele alimenta uma poderosa ilusão e se esquece de que por trás de todo Youtuber que deu certo escondem-se outros mil cujos vídeos são vistos por não mais que uma dezena de pessoas. E por trás de cada um desses mil, estão outros milhares que não conseguiram nem que os próprios colegas de sala vissem suas postagens. Isso também vale para fotógrafos, artistas, designers, esportistas, arquitetos, cientistas e... empresários.

Acha que estou dizendo que não se devem correr riscos? Jamais eu diria isso. Mas é bom corrê-los tendo consciência de que o “viés da sobrevivência” deforma as probabilidades como um oleiro faz com o barro. 

O que fazer?

Meu conselho: visite o cemitério dos projetos, das carreiras, das ideias e dos investimentos que um dia foram promissores antes de tomar a sua decisão de entrar de cabeça em qualquer área. É um passeio triste, mas saudável.