carregando...
Profissão Atitude
NEUROCIÊNCIA E CHARLATANISMO
NEUROCIÊNCIA E CHARLATANISMO

Abraham Shapiro

Um tema de que você já deve ter ouvido ou lido em revistas: Neurociência! Trata-se do estudo científico do sistema nervoso.  

Entretanto, atualmente é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos do conhecimento humano como  educação, computação, química, engenharia, antropologia, matemática, filosofia, física e também a psicologia.

Acontece que, de um momento para outro começamos a ver pessoas sem qualquer credencial profissional colocar-se como especialistas em neurociência. Elas vêm a público como quem domina sua aplicação seja no marketing, no  coaching executivo, na nutrição etc. Há muitos desses tais rodando o país vendendo palestras até de neurociência aplicada à propaganda. Outros aproveitam a moda e ensinam como ganhar fortunas no Youtube. Tudo com neurociência.

Você confia? Eu absolutamente não! E mais uma vez venho aqui para adverti-lo: não caia na conversa de oportunistas. Tome referências do que quer que tenham feito de concreto antes deles se apresentarem como palestrantes. Papel e Power Point aceitam tudo.

Neurociência, na prática, é uma área complexíssima e restringe-se a poucos  especialistas e estudiosos em redor do mundo. Esteja certo de que não é com o conhecimento de livretos e revistas que se habilitam pessoas a divulgar suas aplicações práticas!

Agora, por favor, informe isso aos seus funcionários porque  está nascendo mais uma onda de encantamento da parte de gente fraca. Refiro-me àqueles estúpidos que acreditam em palestras de piadas como motivação e outras balelas. Eles é que fazem o caixa dos caça-níqueis e oportunistas enriquecer.

E quanto a você, aceite os meus votos de que não entre em mais esta “gelada”.