carregando...
Profissão Atitude
COMO AS MUDANÇAS ACONTECEM
COMO AS MUDANÇAS ACONTECEM

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Muita gente imagina que a revolução da Tecnologia da Informação ocorreu com o microchip. Não é verdade.  Foi com a invenção da imprensa por tipos móveis, de Johannes Gutenberg, em 1440. Isto é o que causou a maior explosão de ideias de todos os tempos.

Já existiam livros antes de Gutenberg. Mas eram itens de luxo da nobreza e do clero. Os escribas produziam um exemplar de cada vez.  Na época, pagava-se aproximadamente 1 florim de ouro por cada cinco páginas reproduzidas de um único manuscrito. Em valores atuais, esta moeda valeria cerca de 200 dólares. 

Assim, um livro de 500 páginas chegava a custar 20 mil dólares.  E vinha com uma série de erros de transcrição porque seria a cópia da cópia de uma cópia. Oos erros se multiplicavam e mudavam a cada geração.

A invenção do tipo móvel mudou isso drasticamente.  De uma hora para outra o custo de produção de um livro diminuiu quase trezentas vezes caindo de 20 mil dólares em valores atuais para 70 dólares.

A prensa de Gutenberg aumentou também a demanda de óculos, já que a nova prática de leitura fez muitos europeus perceberem que não enxergavam de perto.  E o negócio de óculos incentivou as experiências com lentes, levando à invenção do microscópio e do telescópio – responsáveis pelas revoluções na Biologia e na Astronomia.

Quem podia imaginar que a impressão em papeis tivesse tanto a ver com a ciência e a tecnologia? É como a  queda de peças de dominó enfileiradas. É exatamente assim que as grandes mudanças acontecem.