carregando...
Profissão Atitude
VAMOS FALAR SOBRE RESULTADO
VAMOS FALAR SOBRE RESULTADO

Abraham Shapiro

Há um modo de definir resultado no trabalho e na vida do qual eu gosto muito. 

“Resultado é a resposta que resolve ou supera um desafio.”

Vamos esclarecer. 

Digamos que você viva numa cidade grande e tenha um compromisso às nove da manhã de um dia de semana. O desafio é o trânsito neste horário.  Para alcançar o resultado de chegar à hora marcada, você deve se programar para sair bem cedo de casa – o suficiente para superar este desafio imposto pelo trânsito.

Sempre que o desafio é maior do que a habilidade de dar resposta, o resultado não será satisfatório. Pode acontecer até de não haver resultado algum. 

E aqui vem o nosso primeiro insight. Habilidade tem tudo a ver com resultados porque só quem desenvolve habilidade consegue superar desafios. O que seria preciso para vencer uma corrida de cinco mil metros de bicicleta que um amigo lhe propôs? Resposta: treinar, treinar e treinar. Isso desenvolveria a sua habilidade e lhe poria em condições de competitividade. Por este exemplo você deve concluir que “habilidade é uma capacidade desenvolvida”, ou “o conhecimento que se adquire através de estudo, treinamento, teoria e prática”.

Você tem uma meta de venda para entregar à empresa? Se tiver habilidade para criar um plano de ação e pô-lo em prática, as suas chances são amplas de superar este desafio e alcançar o resultado.  A alternativa para o “não” seria: diminuir a sua meta, o que corresponde a reduzir o desafio.  Poderia até ser conveniente para você, mas com certeza, o seu gerente iria detestar. 

Então estamos diante de dois caminhos. Primeiro: vontade, motivação, fé e pensamento positivo sozinhos não produz resultado algum. Resultado real advém de um bom aparato psicológico somado a condições técnicas adequadas – habilidade. O segundo caminho é: ao tentar reduzir a meta ou o desafio possivelmente você será demitido. 

Que tal pensar em buscar mais treinamento e capacitação?