carregando...
Profissão Atitude
COMO ASSOCIAR PESSOAS MUITO DIFERENTES NA MESMA EQUIPE
COMO ASSOCIAR PESSOAS MUITO DIFERENTES NA MESMA EQUIPE

Abraham Shapiro

O Flavio Siqueira encaminhou-nos e-mail com uma pergunta.

“Estou com responsabilidade sobre um grupo de pessoas muito diferentes entre si. Como fazer delas uma equipe? Como fazer que elas unam suas forças pela nossa causa e metas?”

Prezado Flavio,

A minha consultoria não consiste em dar respostas prontas. Eu me obrigo a conhecer mais profundamente cada situação antes de propor alguma saída ou solução, assim como a sua. Mas posso compartilhar experiências que já vivi. E é o que farei aqui. 

Algumas das pedras mais pesadas no caminho de quem lida com gente diferente no mesmo grupo, são: disputa por território, competição por desempenho individual, desconfiança etc.

Grandes especialistas indicam como saída de sucesso para esta empreitada a imposição de um desafio. Apresente um desafio irresistível a eles – um projeto complexo, a melhoria de um processo, participação numa estratégia, estudo sobre a concorrência etc. 

E se você estabelecer um período curto de tempo para cumprimento da tarefa, a receita estará completa.

Proposta eletrizante com prazo agressivo é a fórmula para os membros da equipe ficarem sem tempo para boicotar um ao outro ou provocar confrontos... e precisar da ajuda dos demais. 

Quando o ser humano participa de algo “maior do que ele mesmo”, tende a se elevar a degraus acima de seus interesses mesquinhos. 

Mas atenção: o líder deve atuar como orientador deste plano. Ele deve promover uma boa reunião de brainstorming e convidar o pessoal a participar oferecendo ideias de como enfrentar e superar o desafio.  

E quanto mais habilidoso este líder for em tornar o desafio interessante e atraente,  melhores resultados surgirão  e ele irá incentivar as pessoas a acreditarem nos objetivos da equipe.