carregando...
Profissão Atitude
DIPLOMA NÃO FAZ PROFISSIONAL
DIPLOMA NÃO FAZ PROFISSIONAL

Abraham Shapiro

Você conhece Itzchak Perlman? Ele é um dos maiores violinistas da atualidade.  Assisti a uma entrevista com ele num canal estrangeiro e uma das perguntas inevitáveis do jornalista foi: “Qual o segredo para se tornar um bom instrumentista?”

A resposta de Perlman:

“O segredo para ser bom em qualquer instrumento é: praticar, praticar e praticar. Um iniciante terá de levar cerca de 2500 horas, à razão de 7 horas ao dia, para dar os primeiros passos. Depois, outras 15.000 horas para se tornar impressionante. Este será, com certeza, um ótimo começo! Mas a grandeza só vem de treinar com incrível afinco.”

A resposta de Perlman é impressionante. 

Uma pessoa que acaba de conseguir um diploma universitário é profissional? Na melhor das hipóteses, ela será apenas e tão somente iniciante. Falta a prática. E isto, só se consegue com um dia a dia focado no desenvolvimento de competências que a faculdade não procede.

Ainda assim, seria só o começo. Sucesso? Estaria bem longe ainda.

Diploma, MBA, pós-graduação não são garantia alguma de profissionalismo. Menos ainda num mundo onde a indústria do curso superior tornou-se, em vários casos, um negócio do tipo “pagou, passou”.

O verdadeiro profissional está acima do diploma. Ele tem desempenho comprovado. É como o violinista: toca a partitura... e não de ouvido. Ele se atira sobre os problemas e resolve. 

Papel de embrulho e fita transformam qualquer porcaria em presente bonito. Mas depois de aberto, a embalagem  sempre vai parar no lixo.”