carregando...
Profissão Atitude
Como não ser previsível
Como não ser previsível

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Pessoa nenhuma é previsível.

Qualquer ser humano é potencialmente infinito em suas escolhas e, portanto, em suas ações e reações. Potencialmente, eu disse.

Potencial é algo latente. Realizar um potencial exige esforço e disposição. Então poucos conseguem. E os que não conseguem são  previsíveis.

Olhe, por exemplo, os muitos profissionais que perdem tempo precioso de vida e de trabalho na “neura” de ser líder. Isto já é mania nacional.

O sujeito mal dá conta dos objetivos de sua própria função, porém acha que, por ter lido um ou outro livro, pode ser líder. Aí, este anseio lhe sobe à cabeça e suas expectativas são de que em breve chegará a este patamar e será reconhecido.

Deixemos definitivamente claro. Seja lá qual for a sua função, trate de entender o padrão mínimo de desempenho que é esperado, lutar para alcançá-lo e depois superá-lo. E se você tiver subordinados, atue para transformá-los numa equipe. Após ajudá-los a alcançar bons e consistentes resultados, você perceberá que eles valorizam as suas orientações e confiam em você. Então é que você começou a ser um aspirante a líder – até porque começou a ter seguidores.

Se eles continuarem a lhe considerar assim, você crescerá.

Antes disso, na melhor das hipóteses você não passa de um leitor de livros ou talvez de um bom pagante de cursos e palestras de quem ganha dinheiro alimentando a ilusão da liderança.