carregando...
Profissão Atitude
AUTODESENVOLVIMENTO: VOCÊ TAMBÉM PODE!
AUTODESENVOLVIMENTO: VOCÊ TAMBÉM PODE!

Abraham Shapiro

Era uma vez um homem que decidiu esconder suas valiosas moedas de ouro no fundo de um jarro de vinho. O recipiente tinha a boca estreita e se alargava até o fundo. Ele estava certo de que ali elas não seriam encontradas. Mas seu filho viu o que ele fez e assim que o pai saiu de casa, pegou o jarro, comprimiu os dedos juntos e enfiou a mão em seu interior, mesmo sendo apertado até mesmo para uma mão pequena. Finalmente, ele conseguiu alcançar as moedas. O garoto agarrou quantas pôde e tentou tirá-las. Mas de nada adiantava torcer e movimentar o pulso, ele não conseguia tirar a mão de dentro do jarro. Sem opção, chamou sua mãe.

Ela disse:

- “Filho, você não será capaz de tirar a mão aí de dentro, a menos que largue as moedas que pegou. O pescoço desse jarro só permite passar a sua mão comprimida. Mas segurando as moedas, você não irá tirá-la daí”. 

E assim foi. Só quando o garoto largou a última moeda é que conseguiu retirar a mão do recipiente.

A vida e o trabalho são como essa história. Tudo o que é preciso para o nosso desenvolvimento e  melhoria pessoal é “largar” os nossos erros. 

Quando fazemos o propósito de mudar o comportamento para assumir novas competências, é preciso o esforço para não ‘escorregar’ mais em coisas que se opõem a este propósito. E então, quando largamos “todas essas moedas”, estamos, enfim, livres dos obstáculos reais que nos impedem de ser melhores! 

Não há dúvida alguma. Isso... exatamente isso é que é autodesenvolver-se.