carregando...
Profissão Atitude
NÃO LIGUE-SE A CRÍTICAS
NÃO LIGUE-SE A CRÍTICAS

Abraham Shapiro

Reagir ou não a críticas negativas é uma decisão importantíssima. 

Uma regra de sabedoria diz: “Não deixe que críticas o assustem.  Limitar-se a agir por temor a críticas e julgamentos pode paralisar.” 

Vamos com calma. 

O que é um crítico? É alguém que procura erros sem ser autorizado. 

Uma das coisas mais fáceis de fazer é olhar para a vida dos outros e encontrar falhas.  E sabe quem melhor faz isso? Os despreparados e os insignificantes. Como muitos desses não têm esperança de crescer com base em seu próprio valor, então depreciam os demais. 

O que fazer? Aja. Não se importe com críticas.  Saiba e conscientize-se de que ninguém para ou irá deter-se a fim de avaliar as suas virtudes e boas intenções. Esperar que o mundo o trate com justiça só porque você é bom sujeito ou bom profissional é o mesmo que achar que um touro não o  atacaria só porque você é vegetariano.

A verdade é que “quem só dá chute nos outros nunca conseguirá manter-se sobre os próprios pés.”

Seja você a pessoa justa. Exercite-se a enxergar os pontos positivos de quem está à sua volta e evite tornar-se um crítico gratuito, até porque as mãos de quem atira lama estão sempre sujas. Este comportamento, sim, fará de você um indivíduo querido e admirado.

Enfim, não tema críticas. Tenha um lugar ao sol. Mas não se exponha demais. Evite bolhas e queimaduras, mesmo usando protetor solar. 

E lembre-se que pessoas convictas de fazer a coisa certa, usam as críticas como elogios.