carregando...
Profissão Atitude
"ENTENDER"  É A CHAVE PARA O SUCESSO
"ENTENDER" É A CHAVE PARA O SUCESSO

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Quem nunca esteve ao vivo diante de um canguru talvez tenha visto num filme ou numa foto. 

Quando o famoso explorador inglês James Cook desembarcou na Austrália, em 1770, ele ficou admirado ao se deparar com esse estranho animal, jamais visto em outros lugares. 

Buscou um nativo da região e lhe perguntou qual era o nome do bicho. O nativo ficou em silêncio. Então James Cook fez mímica.  O nativo olhou-o firmemente e depois de alguns segundos disse: 

- “Canguru”.

O britânico ficou feliz e satisfeito com o que ouviu e proclamou a todos seus subordinados que, em respeito à cultura daquele continente, o nome do animal seria  mantido na língua original de seus habitantes, isto é: Canguru. 

Foi somente anos depois, quando o dialeto dos indígenas foi traduzido para o inglês, que se descobriu que a palavra “canguru” significa: "Não entendo o que você está dizendo!".  E era exatamente isso que o índio australiano tentava dizer ao capitão britânico.

Moral da história: Bom desempenho e entendimento têm como obstáculo a pressa de interpretar as coisas. Nem mesmo a boa sorte tem o poder de consertar aquilo que se avalia sem compreensão. Na falta entendimento, o dito fica por 'não dito',  e o resultado quase sempre é horroroso. É o pior dos mundos dentro da realidade já conturbada em que vivemos!