PARADOXOS
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
“Numa cidadezinha, todos os dias um barbeiro faz a barba de todos os homens que não se barbeiam a si próprios, e de mais ninguém”.
Este é o famoso Paradoxo do Barbeiro.
Para quem ainda não sabe, paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que contém uma contradição às vezes muito sutil.
Imagine uma empresa familiar em que os membros da família que são executivos e trabalham no negócio querem reinvestir os lucros na própria empresa, enquanto os acionistas da família que não trabalham querem receber dividendos cada vez mais altos. Este é um paradoxo em que a decisão de excluir um e ficar com o outro não traria paz e nem seria a solução adequada.
Nelson Rodrigues, o teatrólogo e jornalista brasileiro, disse: “Toda unanimidade é burra”. Muita gente citar isto como demonstração de cultura. Mas ninguém pensa que, no momento em que todos concordarem com o contexto da frase ou mesmo com sua beleza, estarão sendo unânimes e, portanto, burros.
Voltando ao Paradoxo do Barbeiro, se você pensar melhor sobre ele, concluirá que se o tal barbeiro não faz a própria barba, então ele teria de fazer a barba a si mesmo. Contudo, se ele se auto-barbear, de acordo com a regra, ele estará impedido de se barbear. Portanto, este paradoxo é impossível.
Por outro lado, os paradoxox das empresas familiares têm solução possível. E depende de planejamento e da experiência de profissionais que sabem quais são e como implantá-las.
Não delongue a decisão de facilitar a perenidade dos seus negócios, contrate profissionais que lhe ajudem a superar todos os paradoxos e dificuldades que surgirem.