carregando...
Profissão Atitude
NÃO SE DISCUTE A FÉ DE NINGUÉM
NÃO SE DISCUTE A FÉ DE NINGUÉM

Abraham Shapiro

Era uma vez um homem pobre que ganhou um burrico de um padre que dele se compadeceu. Este homem amava o animal porque o auxiliava nos trabalhos e lhe era companheiro.  

Certo dia, o burro morreu. Ele se entristeceu tanto que cavou uma sepultura no alto de um morro. Lá ele chorou por todo o dia e a noite.

Um viajante que passava por ali o viu chorando e imaginou tratar-se do túmulo de algum santo. Aproximou-se e deu-lhe um dinheiro. Outras pessoas fizeram o mesmo. 

Mais e mais foram chegando. Montaram tendas e ergueram uma capela.  Deram donativos em dinheiro, gado e bens ao homem. Doentes vinham buscar cura. 

Não demorou para o padre saber o que se passava ali.  Então veio rezar. Entrou na capela e conduziu penitências no morro onde ficava o túmulo do suposto santo. Foi quando, para sua surpresa, viu o homem pobre. Feliz por reencontrá-lo, o padre perguntou: 

- "Diga-me, filho, qual é o nome do santo enterrado aqui?"

Constrangido, o pobre começou a gaguejar: 

- "Eu vou dizer a verdade, padre. Não há santo nenhum enterrado aqui, mas apenas aquele burrico que foi presente seu. Eu o enterrei, mas as pessoas pensam ser um santo”.

O padre olhou o rapaz seriamente e então explodiu numa gargalhada. O pobre, sem entender, ficou perplexo. E o padre explicou: 

- "Lembra-se do túmulo do homem santo na montanha da cidade onde fica a minha igreja?"

- "Sim, eu me lembro" – respondeu o rapaz.

- "Pois bem, filho” – consolou o padre. “Não há santo algum enterrado lá. É a mãe do burro que você enterrou aqui".

Moral da história: As pessoas acreditam no que querem e precisam acreditar...  Inútil será tentar demovê-las disso. Fé é fé. E assim como o futebol, fé não se discute.