carregando...
Profissão Atitude
NÃO DIVULGUE O QUE PENSA OU PRETENDE
NÃO DIVULGUE O QUE PENSA OU PRETENDE

Abraham Shapiro

Certa vez, li um conto escrito na língua iídiche que  com  sarcasmo e bom humor o autor expunha um dos defeitos humanos mais comuns do ser humano, e de modo muito prático.

Os sábios de todos os tempos ensinaram ser importante moderar a comunicação aos outros sobre as nossas pretensões e metas. Eles dizem que se deve precaver contra a inveja alheia. E quase ninguém possui domínio pleno sobre os sentimentos das pessoas que o cercam e de seus efeitos. Assim, é preciso evitar que a fraqueza dos mais baixos torne-se um bstáculo a mais além dos que naturalmente surgem quando empreendemos qualquer coisa neste mundo.

O texto que eu li dizia o seguinte:

"Uma pessoa deve sempre levar em conta os sentimentos de seus vizinhos. Se eu tivesse ido a uma feira fazer negócios, por exemplo, e lá viesse a auferir bons resultados, conseguindo vender tudo com bom lucro, e retornasse com os bolsos cheios de dinheiro e o coração palpitando de alegria, não deixaria de dizer a meus vizinhos curiosos que tinha perdido até o último centavo do meu dinheiro, e que era um homem arruinado. É claro, pois, assim, eu estaria feliz e os meus vizinhos ficariam felizes também. 

No entanto, se ao contrário eu tivesse perdido tudo na feira e trouxesse comigo o coração angustiado, tomaria todo o cuidado de dizer àqueles mesmos vizinhos que nunca, desde que D-us criou as feiras, houve uma tão maravilhosa como aquela. Você me entende? Pois assim eu estaria infeliz e os meus vizinhos também ficariam.”

Assim é a natureza humana. Cuide então para não proclamar os seus planos e objetivos a esmo.  “O homem é dono do que cala e escravo do que fala.”