POR QUE O SUCESSO É TÃO DIFÍCIL DE ALCANÇAR?

Image

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Manter o foco é um problema para muitos de nós. Há quem precise de medicamento para conseguir. Uma das causas é que somos diariamente expostos a um turbilhão de informações que vêm de todo lugar.  Quando tentamos pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, sentimos uma espécie de caos psicológico.

Jimmy Johnson foi o técnico do Dallas Cowboys, um time de futebol americano.  No intervalo da partida final da Copa  Super Bowl de 1993, ele fez um discurso a seus jogadores que entrou para a História.

Ele lhes disse que, se colocasse uma tábua comprida no chão do vestiário, todos os jogadores andariam sobre ela até o fim, sem cair, por terem seu foco em atravessá-la. Mas se a mesma tábua estivesse ligando dois prédios de 10 andares, poucos conseguiriam atravessar até o outro lado, porque o foco estaria principalmente em cair. Foco é tudo.  E o técnico completou dizendo:  “O time que estiver mais concentrado hoje é o que irá vencer a partida.”

Johnson pediu ao time que simplesmente não se distraísse com a torcida, com a cobertura da mídia ou a com possibilidade de derrota, mas que mantivesse o foco em cada jogada como num treino dos bons.

Os Cowboys venceram aquele jogo por 52 a 17.

A lição deste episódio vai além do esporte. A tendência desgraçada de perder o foco está sobre todos nós porque nos preocupamos sempre com as possibilidades negativas. Em vez de nos concentrarmos em andar na tábua, ficamos paralisados temendo as consequências de uma queda.

Trocamos o foco sobre os objetivos pelas inquietações e medos.

Então: concentre-se nas coisas que você quer de verdade. Coloque o foco sobre elas e  você as verá começar a acontecer.

Compartilhe esta publicação: