O TEOREMA DE THOMAS E O PÂNICO DO PAPEL HIGIÊNICO
Abraham Shapiro
Em 1973 o mundo enfrentou a Crise do Petróleo. Creio que a maioria dos meus leitores nem tinha nascido nessa época.
Aquela crise causou muitos problemas. Entre eles, viveu-se no Brasil o "Pânico do Papel Higiênico". Já ouviu falar?
Como a importação de petróleo caiu muito na ocasião, espalhou-se um boato entre a população de que iria faltar papel higiênico nos supermercados.
As pessoas então começaram a comprar o produto em quantidades exageradas, acima do consumo normal per capita. Consequentemente, isso causou sua escassez. E essa escassez fez as pessoas pensarem que o boato com que tudo começou era verdadeiro.
Fenômenos comportamentais e sociais como este foram estudados pelo sociólogo britânico William Isaac Thomas, em 1928. Ele formulou suas conclusões do seguinte modo: "Se as pessoas definem certas situações como reais, elas tornam-se reais em suas conseqüências." Traduzindo: o modo como você interpreta um fato influencia diretamente as suas atitudes posteriores.
O que lhe parece? A mim soa natural. O problema é que a grande maioria das interpretações que fazemos dos fatos objetivos do dia a dia é subjetiva e, por isso, tornam-se perigosas, já que atuam diretamente sobre o nosso modo de agir.