carregando...
Profissão Atitude
A FORÇA DAS ÁGUAS E A SUA CARREIRA PROFISSIONAL
A FORÇA DAS ÁGUAS E A SUA CARREIRA PROFISSIONAL

Abraham Shapiro

Água represada tem poder mais que suficiente para romper, derrubar e carregar o que estiver em seu caminho. Tsunamis e enchentes são a prova disso. No entanto, uma das sabedorias mais coerentes sobre a água o que diz? “Todos os rios fluem para o mar”.  

Parece haver uma contradição aí. Embora tenha poder medonho, a água não põe sua força à prova. Você nunca viu um rio subir montanhas por aí. Fluir em direção ao mar é o caminho das águas. É sua natureza.

Qual relação isso tem com a gestão de carreira profissional? 

A natureza lhe deu talentos. Ela fez isso com cada um de nós. Eu quero crer que você esteja explorando os seus através de estudos, leitura, reciclagem e se autodesenvolvendo, porque só assim você poderá contribuir com o mundo à sua volta e capitalizar o seu trabalho, transformando-o em sustento. De fato, esta é a sua riqueza, o seu poder pessoal.

Todos nós usamos os nossos talentos individuais para conseguir autorrealização.  Assim, é certo que dediquemos nosso esforço para superar obstáculos no dia a dia. Esforço, sim. Orgulho, não. 

Com a soberba, com a arrogância e a vaidade, qualquer satisfação que se obtérm jamais poderá chamar-se “realização”. Ela é a contradição da conquista verdadeira do sucesso. 

Aplicar o seu talento de modo útil, com um propósito de superar desafios e conquistar metas, isto sim é desempenhar um papel tal como as águas “fluem em direção ao mar”. 

Pisar sobre outros, trair e, por opções como estas, alcançar um status – seja qual for –, não é digno.  Lembre-se disso. 

Sem água não há vida. Assim também uma carreira de sucesso só se constrói com dignidade, e consciência de que o lugar em que se está e as pessoas que aí vivem precisam de você. Torne-se,  assim, indispensável e insubstituível pelo valor e pelo bem que você desempenha em tudo o que faz.