carregando...
Profissão Atitude
O FUTURO DA ECONOMIA
O FUTURO DA ECONOMIA

Abraham Shapiro

Nostradamus dizia ver o futuro numa bacia de água. 

Nesta crise econômica os videntes estão à solta fazendo previsões das mais variadas. Contudo, modelos econômicos são mais complexos do que dois litros de água numa bacia. O problema é que, por mais sofisticado, experiente ou graduado que seja, economista nenhum consegue antever as mudanças que as decisões de milhões de pessoas têm o poder de causar à economia de um país. 

Quando se trata de comportamento econômico, as pessoas não são racionais o tempo todo. Qualquer análise de cenário terá mais suposições do que realidade.

Mas eu dou a minha contribuição humilde; e com prazer, afinal, os meus leitores são pessoas da minha mais alta consideração. 

A crise porque estamos passando ensina algo que os nossos avós diziam há 50, 80 ou 100 anos. E você sabe (só não sei se pratica)! Eis a sabedoria:  “Dinheiro vivo é tão importante para uma empresa quanto o oxigênio é para o sangue.” 

Em 2016 continue cortando despesas não essenciais – ou pelo menos daquelas que não proveem o seu fluxo de caixa – a fim de garantir o andamento das atividades mais lucrativas da sua empresa.  Mas cuidado! Corte gordura e não músculos. Não corte os investimentos em comunicação e propaganda. Ataque os seus concorrentes mais fracos e tome clientes deles. Agora é hora de você se fortalecer no seu segmento. 

Vou concluir lembrando com uma frase do saudoso Joelmir Beting: “Em economia é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil, mesmo, é entender o presente".