PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? PARA ONDE VOCÊ OLHA MAIS?
Abraham Shapiro
Você se concentra em oportunidades? Ou olha mais para problemas?
Os problemas têm de ser resolvidos, é claro. Não devem ser varridos debaixo do tapete. Mas a solução de problemas, por mais necessária que seja, não produz resultados. Apenas evita danos. Explorar oportunidades, sim, é o que produz resultados.
Um exemplo de oportunidade? Mudanças. Toda mudança é uma oportunidade, e não ameaça.
Outros exemplos?
- Um sucesso ou fracasso inesperado – na própria empresa, num concorrente ou no segmento a que o negócio pertence.
- Uma lacuna entre o que você está fazendo e o que poderia ser feito a mais em relação ao seu processo, ao seu produto ou serviço . No século XIX, a indústria do papel concentrava-se nos 10% de cada árvore que podiam se transformar em polpa de madeira e negligenciou totalmente as possibilidades dos 90% que se tornavam resíduos. Veja quanta oportunidade existia e foi para o lixo!
- Inovar um processo, um produto ou serviço é outra fonte de oportunidade.
- Trazer para dentro da empresa ou do dia a dia dos gestores novos conhecimento – outra situação clara de oportunidade.
Se você é um gerente eficaz, você irá colocar as suas melhores pessoas em oportunidades, e não em problemas. Explore isso. Peça a cada membro do grupo que prepare uma lista de oportunidades – a cada três ou seis meses. Discuta com cada um e, depois de feita a seleção, crie uma lista geral e passe a explorar uma a uma.
Você verá que esta prática se tornará um dos principais pontos fortes do seu negócio.