carregando...
Profissão Atitude
PODE NÃO SER UMA MONTANHA
PODE NÃO SER UMA MONTANHA

Abraham Shapiro

Uma das histórias mais curiosas que ouvi, conta de um jovem saía da Europa para viver na América em busca de oportunidades. Antes de partir, no entanto, movido pelo desejo de levar consigo um pensamento significativo, encontrou-se com seu professor e perguntou-lhe:

- “Mestre, o que é a vida?”

O professor convictamente respondeu:

- “A vida é como uma montanha, meu filho!”.

O rapaz partiu, e pelos dez anos seguintes, dia após dia, esforçou-se para entender aquelas palavras.  

Já rico pelo sucesso de seu trabalho, não conteve sua inquietação. Comprou uma passagem e, com o fim de entender aquela definição indecifrável, buscou seu mestre na cidadezinha de onde saíra. 

- “Mestre, por todos os dez anos passados, tudo o que fiz foi refletir sobre as suas palavras.  Isso me perturbou. Receio não estar à altura de entender o significado de: ‘A vida é como uma montanha’!

Vendo a ansiedade do jovem, o professor pensou em silêncio, calculou, e, após alisar suas longas barbas, voltou-se a ele e respondeu:

- “Bem, meu filho, talvez a vida não seja como uma montanha!”

Não sei o que você está pensando neste momento. Mas a mensagem que eu identifico nessa história remete-me a romper com as minhas suposições.

Toda suposição que imaginamos ser verdadeira sem que seja provada, tem em seu interior o risco de não ser. Portanto, se as utilizarmos nas nossas decisões, talvez venhamos colher resultados terríveis.

“Talvez a vida não seja como uma montanha” é uma possibilidade que não deve ser desprezada. Repensar as crenças, avaliá-las e, se preciso for, mudar o rumo, não é opcional, mas imperativo.

Quando o que pensamos de nada serve, por que não mudar? Aí poderá estar a nossa libertação!