carregando...
Profissão Atitude
TENHA CRITÉRIOS PARA CONCEDER CRÉDITO
TENHA CRITÉRIOS PARA CONCEDER CRÉDITO

Abraham Shapiro

Antonio devia para João R$ 300 mil quando faliu. Quebrou “no talo”.

João sabia das reais circunstâncias do devedor e não tinha esperanças de receber mais.

Certa noite, quase uma da manhã, Antonio liga para João dizendo estar interessado em acertar sua dívida.

João o recebe em casa àquela hora. A conversa se estende por mais de trinta minutos e Antonio propõe um acerto do débito por 50% do total. 

João pensa:

- “Entre perder tudo e receber apenas a metade.... está excelente.”

Mas Antonio prossegue o debate.  Chora mais um pouco, explica sua penúria e os dois acabam fechando tudo por 60 mil, que seriam pagos às 11 hs do dia seguinte.

Chega a hora. João está no escritório de Antonio ávido por receber os 20% da dívida original.  Está conformado, porque já considerava prejuízo, mesmo!

Antonio aparece e diz:

- Você vai me desculpar, mas estou sem condições de pagar o que acordamos.

- “Mas como assim?” – responde João, indignado.  “Você aparece em casa à uma da manhã, falamos por quase sessenta minutos, fazemos um acordo e agora você diz que não irá pagar? Por que fez tudo isso, então?”

E Antonio conclui:

-  Sabe o que é? Eu não consigo dormir enquanto devo 300 mil reais a um amigo. Mas já com uma dívida de R$ 60 mil é mais fácil pegar no sono. 

A lição? Amigos, amigos; negócios à parte! Ao fazer qualquer negócio, ancore-o sobre uma base segura. Tenha critérios para conceder crédito. Se não, você será vítima de todas as circunstâncias.... e não terá a quem reclamar.