carregando...
Profissão Atitude
NÃO BASTA SIMPLESMENTE FAZER...
NÃO BASTA SIMPLESMENTE FAZER...

Abraham Shapiro

O cachorro e o cavalo eram os animais mais próximos à casa do fazendeiro. O cachorro, é claro, o melhor amigo do dono. O cavalo era também querido, mas a seu modo e natureza.

Com o tempo, no entanto, nasceu uma pontinha de inveja no cavalo, pois, o cachorro ganhava mais carinho, mais comida e brincadeiras. O cavalo, por sua vez, só era procurado para montaria e transporte, e de sobra, levava alguns golpes no lombo. Certo dia tomou coragem, e, num momento de descontração, perguntou ao cão:

- “O que é que você faz para ser o mais querido entre todos os animais pelo nosso dono?”

Humilde e companheiro como só o cachorro é, discordou do amigo cavalo. Mas diante de tanta insistência, abriu o coração para o que imaginava ser seu segredo.

- “É muito simples” – disse o cãozinho. “Sempre que o nosso dono chega à casa, eu pulo sobre ele e o cubro com as minhas lambidas”.

O cavalo gostou disso, e achando-se capaz, naquele mesmo dia e sem cerimônias, ao fazendeiro chegar de uma ida à cidade, disparou em sua direção, saltou sobre  ele e começou a lambê-lo com toda dedicação.

O homem, atônito, julgou que o cavalo tivesse enlouquecido e reagiu de pronto: pegou seu chicote e o enquadrou.

Quando o cavalo encontrou o cachorro, pôs-se a reclamar:

- “Que negócio é esse? Você é meu amigo ou ‘amigo da onça’? Eu saltei sobre o nosso dono, comecei a lambê-lo, e ele pegou seu chicote e me surrou tanto que nem consigo deitar-me direito. Meu corpo todo dói”.

Ao que piedosamente o cachorro lhe respondeu:

- “Querido amigo, eu fiz o que pude. Mas ouça uma lição que eu demorei-me a aprender. Nesta vida, fazer não é tudo. O que faz diferença é saber fazer”.