carregando...
Profissão Atitude
TROQUE MIL REGRAS POR UMA HISTÓRIA
TROQUE MIL REGRAS POR UMA HISTÓRIA

Abraham Shapiro

As empresas querem comunicar valor a seus clientes e funcionários. E então lidam com uma dificuldade: “Qual o melhor modo de fazer isso?” Eu direi em uma palavra: exemplo! 

Pare de escrever coisas bonitas na parede da recepção, nos seus folders ou no website da empresa e dedique-se a fazer essas coisas acontecerem, de fato. Será fantástico e passará a convencer o mundo todo daquilo que vocês são.

A segunda melhor maneira de comunicar valor é através de uma história. Uma boa história. Não qualquer uma, mas aquela que ajude as pessoas a pensarem por si mesmas, e depois concluir uma moral. 

Sair dizendo que “temos de ser éticos” não é nada, e não vale nada.  Porém, contar sobre um ex-empregado que, escondendo um erro, causou prejuízo à empresa, ou um vendedor que, admitindo sua falha, ganhou a confiança do cliente e duplicou seus pedidos, isto sim ensina “o que é” atitude ética e também “o que não é”. 

Os fatos concretos devem ser contados para o bem.

Na Era da Informação, o que está enjoando quase todo mundo é o excesso de dados que chegam de todas as direções. O engano está em achar que basta dizer, ou escrever, ou gravar um vídeo e todos verão. Talvez “curtam”. Mas não verão. Portanto, comunica mais e melhor quem o faz com poucas palavras, rápida e efitivamente, isto é, com clareza e pragmatismo. 

*Pragmatismo é a consideração das coisas desde um ponto de vista prático, sem rodeio ou blá-blá-blá.

Você deseja ser ouvido?  Ajude as pessoas a terem fé em você e na sua empresa –  nos serviços e em tudo o que ela faz ou vende. A fé move montanhas. E fé resulta também de inspiração. Uma boa história tem poder de liberar este efeito.

Já se disse que uma imagem vale mais que mil palavras. Eu, direi que uma história vale mais que mil regras. E sendo boa o bastante, fará as pessoas entenderem que você é confiável e seguirão a mensagem. Poderia ser melhor?