E por falar em diferenciação...

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Em tempos de crise, muitos empresários pensam em solidificar seus negócios.  É a hora em que se deparam com a seguinte questão: “Como se diferenciar dos concorrentes?”

Depois de realmente ter o mais indiscutivelmente melhor produto ou serviço, o próximo ato da resposta mais inteligente a esta pergunta é: “Comece pela equipe de vendas”.

Por quê?

Todos os vendedores acreditam ter o melhor produto. E todos os clientes acham que todos os produtos são iguais. Portanto, aqueles venededores estarão redondamente enganados até que seus clientes percebam e comprovem que o produto que adquiriram e usaram é, de fato, o melhor.

Então, a princício de conversa clientes consideram todos os produtos iguais e logicamente também os vendedores.

Você entende agora a razão de ser este o primeiro ponto de diferenciação da sua empresa? Refiro-me a ter vendedores ajustados à realidade, aptos a desenvolver a percepção do cliente desde a apresentação até a comprovação dos benefícios do produto, estudiosos e humildes.

O seu vendedor precisa ser diferente porque transmite ideias. Ele tem entendimento sobre o que faz e comunica  o que é necessário sobre seus produtos e os serviços.  Além disso, ele faz boas perguntas, tem suas crenças fundamentadas em dados e informações verdadeiros e como consequência ele oferece valores que podem ser medidos.Ele não age conforme a manada, está e estará no controle das situações sendo, por isso, reputado como indispensável pelo cliente.

Como você consegue isso? Tendo um RH estratégico, uma política comercial realista, meritocracia justa e treinamentos que ajudem o time a entender todos os objetivos. 

Lembre-se de que a realidade crua e nua da diferenciação é: seja você e faça você toda a diferença de que a sua empresa precisa para ser líderem seu segmento!

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