carregando...
Profissão Atitude
O HOMEM É A ÁRVORE DO CAMPO
O HOMEM É A ÁRVORE DO CAMPO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Na última vez que estive em visita aos meus filhos, em Jerusalém, Israel, trouxe de lá um punhado de sementes de uma fruta.

Coloquei-as em água e logo soltaram um pequeno broto. Eu as plantei em copos plásticos, com terra orgânica e comecei a aguá-las a cada doze horas. Dias passaram e eu percebi que não progrediam. Fui pesquisar e descobri que não gostam de muita umidade. Diminuí a dose de água e em pouco tempo ficaram viçosas.

Há muitos anos, eu tive uma horta no quintal da nossa casa. Lembro-me de que  tínhamos de molhá-la bem duas vezes ao dia. Isso é que garantia verduras viçosas e legumes saborosos, de qualidade.

A planta israelense cresce em terreno seco e com sol abundante. Água demais pode matá-la. A outra precisa de muita água. Se dermos a metade do que requer, produzirá menos, e o fruto não terá sabor.

As pessoas também são assim. Exatamente. Existem as que necessitam, por exemplo, de alto nível de reconhecimento para que se sintam bem e façam resultados no trabalho, e também há outras, que não precisam de nada disso.

A arte de fazer gente frutificar consiste em conhecer sua natureza e dar-lhe  o que solicita: se reconhecimento, que seja na proporção de sua necessidade. Cada um é um. Não é em vão que uma das passagens mais intrigantes da Bíblia diz: “Pois o homem é a árvore do campo”.  

Trata-se de um segredo. Perscrutá-lo e empregá-lo bem é uma das chaves da liderança.