carregando...
Profissão Atitude
LIÇÕES DE VIDA E NEGÓCIOS DE JACOB SAFRA
LIÇÕES DE VIDA E NEGÓCIOS DE JACOB SAFRA

Abraham Shapiro

A família Safra, dona do banco de mesmo nome, é herdeira de uma tradição na área bancária recebida das mãos de seu patriarca, Jacob Safra. 

Jacob foi o tipo de pessoa que não se preocupou em deixar aos filhos apenas um bom negócio. Ele legou princípios e valores que nortearam decisões da vida, além, é claro, do trabalho. Eu soube, através de uma pessoa muito próxima da família, que os ensinamentos do velho Jacob podem ser condensados em três princípios básicos. 

O primeiro:  “Construa o seu negócio como um navio: sólido para enfrentar tempestades”. O núcleo deste princípio é a segurança. Para resistir a uma tempestade em alto mar, um navio precisa ser forte, sólido, bem engenhado e, principalmente, governável. Uma empresa necessita de recursos que permitam controle total e inequívoco em tempos de bonança, e que sejam muito mais efetivos em tepos de crise. 

Vamos ao segundo princípio: “Mantenha alta liquidez”, isto é, disponibilidade de dinheiro ou de meios que se convertam rapidamente em dinheiro. Só assim você pode empreender mudanças necessárias de modo livre e a custos sustentáveis. 

O terceiro princípio, diz: “Nunca seja o maior. Os raios atingem primeiro as árvores mais altas da floresta”. Para quê se expor? Em negócios, os derrotados é que fazem questão de aparecer, não os vencedores.  Fazer o que for necessário para atrair clientes e validar os melhores serviços, isto sim. A lição é: concentre energias em serviços, qualidade e relacionamento. A glória de ser chamado “o primeiro” é tolice. 

A família Safra é centenária no ramo bancário. Hoje têm grandes negócios no Brasil, América do Norte, Europa e Oriente Médio. 

Quando muito jovem, recebi do Moises, um dos filhos do Sr Jacob, uma inspiração que perdurou como orientação para toda a minha vida. Disse-me ele: “Abraham, o trabalho é uma luta, é um meio para se obter o sustento. Quem não se concentrar nisto, estará comprometendo a sua própria vida e a de sua família. Isto é sério demais e não deve ser esquecido nunca”. Pela efetividade do conselho, vê-se que  grandeza e  sucesso são resultados ligados mais à simplicidade e ao foco do que ao próprio desejo. Jacob Safra foi um exemplo memorável por  muitas gerações.