carregando...
Profissão Atitude
NÃO ESTÁ TUDO BEM
NÃO ESTÁ TUDO BEM

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Um jornalista me perguntou qual o maior problema que enfrento nas minhas consultorias. Eu lhe disse:

- “São as pessoas que acham estar tudo bem com o fato de suas empresas ainda não serem as melhores em seu segmento”.

- “Por quê?”, ele quis saber.

- “Isto é comodismo”, eu respondi. “As pessoas se acomodam. Elas se conformam em ser mais ou menos.  E a maior parte das vezes elas são ‘menos’, porém,  cheias de fé em que poderão vencer a competitividade de uma hora para outra. Então eu lhes digo que a fé nada fará por isso, já que não há uma causa clara porque estejam lutando.”

Sempre que me deparo com gente que acredita em sua vitória no que quer que seja, porém, sem um plano, eu pergunto:  “Como você fará isto?” E obviamente elas não sabem explicar. Fica explícito que só têm fé, e nada mais.

Situações de negócio requerem ação, atitude!

Não me conformo com empresários que aguardam a volta do consumo aos patamares de cinco ou sete anos atrás. Será possível?  A crise econômica está aí, de cara lavada e feia, em todos os setores. Há empresas imensas quebrando. O mundo à nossa volta está sendo sacudido e mostrando que é preciso despertar antigas competências para sobreviver.

Fé é importante. Mas sem esforço não se alcança objetivo.  

As pessoas estão comprando menos, é verdade. Mas continua existindo um bolo de consumo a ser dividido.  E até que os acomodados entendam que suas fatias só estão diminuindo, os rápidos e inteligentes se fartarão de comer bolo, mais do que antes, pois estes últimos  entendem que esta é a oportunidade de mercado a ser explorada em tempos de crise.