carregando...
Profissão Atitude
MUDANÇAS: A RESPONSABILIDADE É TODA SUA
MUDANÇAS: A RESPONSABILIDADE É TODA SUA

Abraham Shapiro

Você acha, mesmo que foi o seu psicólogo que fracassou por você ter voltado a fumar depois de três meses de abstinência?  Acha que o culpado pelo fracasso da sua vida familiar é o seu marido ou esposa, ou que a sua carreira profissional não progride por causa do seu chefe egoísta?

Chegou a hora de pensar melhor sobre tudo isso. 

Primeiro, ninguém tem o poder de programar o outro para que mude. As pessoas só mudam se elas mesmas quiserem. 

Segundo, qualquer mudança que façamos no nosso modo de ser por ação ou sugestão de alguém será temporária e inconsistente, causará estresse, quando não depressão e danos parecidos. Porém, quando assumimos a responsabilidade, então, sim, mudamos de fato.   

Uma mudança verdadeira em determinada área é aquilo que ocorre quando alteramos as sensações que associamos à experiência desta área no nosso sistema nervoso. Enquanto o cigarro lhe der prazer, você irá procurá-lo.  Só quando ligar este pseudo-prazer à sua morte é que começarão a existir em você as condições ideais para uma mudança duradoura e forte em relação a este vício ou qualquer outro. Antes disso, contudo, fumar pode significar até algo reforçador, como charme, machismo ou “o detalhe de feminilidade” que faltava após todos os acessórios, roupa de grife e cosméticos que você usa.

Aqui vai uma mensagem: "Você, que detesta ler um livro, que não suporta assistir a um curso ou palestra, fique atento.  A menos que enxergue o prejuízo que essa postura causa à sua vida profissional e cultural, seu desempenho continuará a ser, no máximo, mediano."

Mudar é o processo mais difícil da vida.  Só a nossa própria mente pode fazer de nós as pessoas que devemos e necessitamos ser.  Além de tudo, somos limitados e não aqueles “deuses” que enxergamos quando olhamos no espelho.